O caminho do sucesso: Como obter mais prosperidade com a mudança de carreira

O caminho do sucesso: Como obter mais prosperidade com a mudança de carreira

Em minha trajetória profissional, vivenciei a necessidade de mudança de carreira, pois eu sofria com uma atividade que, apesar de ser muito bem remunerada, não me trazia felicidade, não me dava prazer em levantar cedo para ir trabalhar e me consumia por dentro. Quando estamos envolvidos em algo que não gostamos, por melhores que sejam as condições de trabalho ou as pessoas nele envolvidos, o trabalho passa a ser sofrimento, causa angústia, depressão, tristeza, baixa autoestima e outras mazelas emocionais que comprometem a saúde física, mental e até a espiritual.

Começamos a imaginar que o sucesso não é para nós, que não somos dignos de ter uma vida profissional mais feliz, mais próspera, com prazer e mais realização.

Porém, nem sempre esta insatisfação está relacionada ao retorno financeiro, pois muitas pessoas recebem um retorno financeiro digno por conta de seu trabalho, às vezes são maravilhosamente bem pagas, mas nem assim se sentem felizes e com vontade de continuar.

O medo da mudança, de arriscar em um novo trabalho, uma nova experiência, uma nova vivência, novas emoções, o medo de deixar a certo para investir no incerto, com a dúvida se vai ou não ser uma decisão adequada, impede que muitas pessoas caminhem na direção da sua felicidade.

O medo paralisa, mas só iremos saber se a nossa decisão vai dar certo se nós nos planejarmos para a mudança e arriscarmos.

A melhor maneira de combater o medo é enfrentá-lo. Este costuma ser o maior desafio e é também motivo para grandes comemorações quando se vê que se é capaz de mudar, que valeu à pena arriscar, que existe uma luz depois do túnel.

Muitas pessoas confundem sucesso com felicidade, mas sucesso é conseguir o que você quer e felicidade é querer aquilo que você conseguiu.

As pessoas desejam vencer, ter as suas vidas transformadas, mas não adianta apenas querer vencer, as pessoas devem se preparar para vencer e ter esta transformação, nas mais diferentes áreas da sua vida.

A mudança de carreira requer atenção, planejamento, para não comprometer a sustentabilidade da pessoa que deseja a mudança ou de sua família.

A mudança de carreira se dá, na maioria das vezes, pela busca de mais sucesso, dinheiro e prosperidade.

Para algumas pessoas, sucesso é ter dinheiro, poder, possuir coisas, mas para outros pode representar pagar a escola dos filhos ou comprar uma bicicleta para ir ao trabalho.

Deparamos-nos hoje com um universo de pessoas despreparadas para as suas vidas, infelizes, com baixa autoestima, com problemas de relacionamento, endividadas, ansiosas e com uma série de problemas emocionais. Quando não nos preparamos para percorrer este caminho com mais sabedoria e acreditamos em nossas crenças que foram plantadas na infância, observamos muitas pessoas vivendo uma vida de incertezas, desilusões, frustrações, angústias, depressão, com problemas de relacionamento, uma vida de distúrbios emocionais e com baixa realização profissional.

Mas para a nossa alegria, o sucesso é uma ciência. Assim como aprendemos química, física, matemática, biologia, nós podemos aprender a sermos bem-sucedidos em nossas vidas.

Independentemente de qual seja o conceito de sucesso para você, existe uma grande verdade: o sucesso é um caminho, que passa pelo treino da nossa mente, pelo aprendizado, por saber exatamente o que se quer, para onde você quer ir, e se for percorrido com planejamento, estudo, autoconhecimento, foco, determinação, levará a uma vida mais próspera, mais feliz, com pessoas mais realizadas nas mais diferentes áreas da sua vida.

Nosso cérebro é o que existe de mais sofisticado no planeta e precisamos aprender a utilizá-lo melhor, para que a nossa vida seja melhor.

Nós não usamos nem 5% da capacidade mental, mas já está comprovado que podemos acelerar em até 20 vezes a capacidade de funcionamento do nosso cérebro. Temos a capacidade de duplicar, triplicar, quadruplicar o que quer que façamos. Isto mostra então que sempre podemos nos tornar pessoas melhores, mais motivadas, mais capazes, mais realizadoras, mais potencializadas e mais prósperas.

Hoje encontramos farta bibliografia de autores altamente renomados, que nos ensinam, através de inúmeros exemplos e histórias de pessoas bem sucedidas, quais os caminhos que levam ao sucesso.

Portanto, já está comprovado por grandes estudiosos desta ciência, como Napoleon Hill (A Lei do Triunfo), T. Harv Eker (Os Segredos da Mente Milionária), Malcolm Gladwell (Outliers/Fora de Série), Thomas J. Stanley (O Milionário mora ao lado), entre outros, que podemos trilhar o caminho da prosperidade. Basta nos prepararmos, saber exatamente o que se quer, saber onde desejamos chegar, saber o que precisamos fazer para chegar lá, direcionar o nosso foco e planejar o nosso sucesso.

Sucesso é META. Portanto, a mudança de carreira ou de profissão também deve ser. Ela deve ser colocada no papel, devemos traçar estratégias para esta mudança, pensar nos ganhos e perdas e com isso trabalhar para que esta mudança aconteça, com responsabilidade.

Celiane Gonçalves – Palestrante
É Personal & Professional Coach e Lider Coach (Sociedade Brasileira de Coaching), Educadora Financeira, Trainer, Palestrante e escritora. Atua também como Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), possui formação em Hipnose e atuou como staff da Sociedade Brasileira de Coaching.

Facebook
Instagram
WhatsApp chat